Conhecer os postos e graduações da Marinha do Brasil é fundamental para aqueles que aspiram uma carreira militar ou são entusiastas do tema. Afinal, as patentes ajudam a compreender sua estrutura e suas relações de hierarquia.
Se você busca servir à pátria ou entender melhor o funcionamento desta organização de defesa nacional, continue a leitura e entenda os detalhes mais importantes sobre o tema.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
O que são e como funcionam as patentes na Marinha do Brasil?
Patentes nada mais são do que as classificações referentes aos cargos que os militares ocupam ao longo de suas carreiras nas forças armadas.
Cada patente tem um interstício próprio, que corresponde ao intervalo de permanência nela para promoção. Por exemplo, o interstício de 2º Tenente é de 2 anos. Ou seja, um militar com esse posto será promovido a 1º Tenente somente após cumprir esse período na patente atual.
No caso dos militares que possuem uma mesma patente, a distinção hierárquica é definida por meio da antiguidade. Ou seja, é considerada a posição mais elevada daquele que ingressou primeiro na instituição.
De maneira geral, as patentes na Marinha do Brasil são divididas entre dois quadros: postos e graduações. Conheça suas distinções e principais cargos:
Postos
As patentes relativas aos oficiais são chamadas de postos. Por ordem de hierarquia, eles são divididos da seguinte maneira:
- Oficiais Generais:
- Almirante;
- Almirante de Esquadra;
- Vice-Almirante;
- Contra-Almirante
- Oficiais Superiores:
- Capitão de Mar e Guerra;
- Capitão de Fragata;
- Capitão de Corveta;
- Oficiais Intermediários:
- Capitão-Tenente;
- Oficiais Subalternos:
- 1º Tenente;
- 2º Tenente;
- Guarda-Marinha (praça especial).
Graduações
Já as patentes referentes às praças são denominadas graduações. Sua divisão, por ordem de hierarquia, é a seguinte:
- Suboficial;
- Sargento:
- 1º Sargento;
- 2º Sargento;
- 3º Sargento;
- Cabo;
- Marinheiro.
Patentes especiais
Além dos postos e graduações apresentadas, vale ressaltar que a Marinha do Brasil também possui patentes especiais. Basicamente, existem patentes que só podem existir em períodos específicos, enquanto outras só podem ser ocupadas por certas categorias de militares.
Por exemplo, o posto de Almirante só existe em tempo de Guerra. Em momentos de paz, o posto mais elevado da instituição é o de Almirante de Esquadra.
Da mesma forma, a condição de Praça Especial só é atribuída aos ocupantes do posto de Guarda-Marinha. Bem como aos Aspirantes-a-Oficial, que é uma patente transitória e probatória para os recém-egressos da Escola Naval.
Gostou de conhecer as particularidades das patentes da Marinha do Brasil? Se você tem interesse por temas relacionados às Forças Armadas, conheça os artigos militares que são referência entre os membros das instituições de defesa do país! Clique aqui e conheça as soluções da Miguel Hernandez.
0 comentários