Os artigos militares utilizados pelos soldados na Segunda Guerra Mundial são fonte de curiosidade e interesse até hoje, tanto pelos estudiosos, quanto por pessoas interessadas na sua história.
Apesar dos danos incalculáveis e das cicatrizes deixadas às gerações seguintes, a segunda grande guerra é um tema que deve ser relembrado e compreendido.
Afinal, revisitar os acontecimentos é essencial para aprendermos sobre os erros do passado e não repeti-los. Além disso, para entendermos como a herança tecnológica do período influencia os dias de hoje, principalmente no setor bélico.
Sabendo disso, criamos este artigo para abordar as principais armas utilizadas pelos soldados na Segunda Guerra Mundial em diferentes países. Se você se interesse por artigos militares, siga a leitura e aprofunde seus conhecimentos sobre essa história.
Artigos militares: conheça as principais armas usadas pelos soldados na Segunda Guerra Mundial
Seria praticamente impossível abordar todos os artigos militares utilizados pelos soldados na Segunda Guerra Mundial. Afinal, trata-se de um dos maiores, mais abrangentes e complexos conflitos da história da humanidade.
Entretanto, algumas armas utilizadas nos campos de batalha se destacaram em relação aos demais equipamentos — seja pela sua história, eficiência ou pelos próprios avanços que promoveram em termos bélicos. Veja as particularidades daquelas que ficaram mais famosas:
M1 Garand
Desenvolvido em 1935, pelo engenheiro canadense John C. Garand, o fuzil semiautomático M1 Garand se tornou o armamento padrão dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Teve uma presença marcante no campo de batalha, com mais de 5 milhões de unidades produzidas.
M1 Thompson
Projetada logo após a Primeira Guerra Mundial, a submetralhadora Thompson ganhou a versão M1 na segunda edição do conflito. O carregador menor simplificou a produção, que ganhou larga escala. Mais segura, leve e eficaz, ela foi uma das principais armas usadas pelos EUA.
Mosin-Nagant
Também chamado de “Fuzil de Três linhas”, o Mosin-Nagant foi um equipamento padrão da União Soviética. Um dos soldados na Segunda Guerra Mundial mais reconhecidos por utilizá-lo foi o sniper Vasily Zaitsev, que abateu mais de 243 combatentes alemães na Batalha de Stalingrado.
Lee-Enfield
Seguindo nos Aliados, o Lee-Enfield foi um dos artigos militares mais célebres da Inglaterra. Criado no final do século XIX, ele foi usado pelos britânicos durante as duas grandes guerras — e é um dos rifles de ferrolho manual mais utilizados na história.
STG 44
Do lado dos alemães, o STG 44 ficou conhecido como pai dos fuzis de assalto. Revolucionário para a época, ele disparava de 550 a 600 munições por minuto e tinha rajadas precisas. Também conhecido como Sturmgewehr, serviu de base para fuzis modernos, como o AK-47.
MG 42
Já a MG 42, ou Maschinengewehr 42, foi uma das armas mais importantes para os soldados na Segunda Guerra Mundial da Alemanha. Com calibre 7.92 X 57mm, ela tinha capacidade de disparar até 1.200 tiros por minuto.
Arisaka Type 99
Ainda no Eixo, o rifle Arisaka Type 99 era o armamento padrão do Exército Imperial Japonês. Ele se destacava pela ação rápida e cartucho de 7,7 X 58 mm. Sua fabricação iniciou em 1939 e terminou junto com a guerra, tendo milhões de unidades produzidas.
Bônus: continue explorando o universo dos artigos militares
Apesar dos enormes danos causados por essas armas e dos horrores que marcaram a Segunda Guerra, é indiscutível que o tema desperta curiosidade e possui grande importância em termos históricos.
Desvendar o passado faz toda a diferença para entender os dias atuais. Até porque, os acontecimentos que se desenrolaram durante os grandes conflitos influenciam as práticas e equipamentos que ditam os padrões adotados no universo militar até hoje.
Quem leu este artigo até o final, provavelmente é porque se interessa pela história e evolução dos artigos militares. Se você trabalha no setor de segurança pública ou privada, poderá encontrar conosco o que há de melhor nesta área.
Após explorar as principais armas usadas pelos soldados na Segunda Guerra Mundial, conheça as soluções do Grupo Miguel Hernandez. Desde 1980, somos referência nacional na fabricação e distribuição de artigos militares. Clique aqui e confira nossos equipamentos.
0 comentários